set
9
2013

As palmeiras estão morrendo

É triste, mas a realidade nos mostra que devemos compactuar com o ambiente em que estamos inseridos. A primeira parte da Orla da Lagoa de Paramirim foi toda arborizada por certo tipo de palmeira, naqueles primeiros anos as chuvas foram ótimas e o lago transbordou, a água chegava às raízes das plantas, elas desenvolveram rapidamente. A Orla estava bonita, pois sabemos que palmeiras embelezam o ambiente. Mas os anos de poucas chuvas vieram e a lagoa aos pouco foi se encolhendo, a água cada vez mais se distanciou das raízes, como as palmeiras não possuem raízes pivotantes e com a falta da chuva perecem facilmente. Uns logo irão gritar: “O poder público poderia molhar as palmeiras de dois em dois dias!”. Poderia, contudo a demanda e a escassez da água fazem desta prática algo inviável. Na nossa humilde opinião achamos que o correto seria escolher árvores resistentes a seca, de preferência as da nossa região, plantas que dão flores e frutos. Nas últimas semanas duas palmeiras murcharam e neste estado já podem ser consideradas mortas.

Mais uma opinião: “As escolas do nosso Município poderiam muito bem desenvolver um trabalho de plantio de árvores na Orla da Lagoa e realizar projetos referente ao meio ambiente neste local”.

A foto que ilustra está página foi tirada no ano de 2012. Quando a palmeira tomba toda a sua folhada mesmo molhando-a ela não brotará mais, esta árvore já se foi para o mundo dos mortos.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • esse é o retrato do estado de abandono que se encontra paramirim lamentavel.

  • Reportagem bastante oportuna e sábia. Mais uma vez volto ao ponto de vista, não esperemos somente pelas autoridades competentes, a sociedade como um todo é responsável por tudo que nos cerca e nos atinge. Vamos preservar nossos patrimônios, essa lagoa é uma beleza rara dada pelo Criador.