out
2
2014

Fim do lixão, começo da coleta seletiva

Os municípios correm contra o tempo para implantação de uma nova postura frente aos resíduos sólidos produzidos pela sociedade. O Governo cobra dos gestores municipais planos que normatizem a coleta e a destinação dos materiais denominados de lixo. A cidade de Paramirim acaba de lançar em uma Audiência Pública a primeira versão do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. O senhor Pedro Barberino, Gestor especializado em Direito Ambiental da empresa ECOS Projetos e Assessoria Socioambiental, apresentou um resumo do trabalho realizado para elaboração do Plano.

Participamos do evento, gostamos do que foi apresentado, um trabalho realizado por profissionais capacitados. Eles buscaram dados de como anda nossa cidade, da limpeza das ruas ao horário de coletas dos resíduos pelos caminhões, apontou falhas, ressaltou alguns pontos, traçou metas. Com o Plano final aprovado e posto em prática passaremos a colaborar com o meio ambiente. Se atualmente reciclamos apenas quinze por cento de todo o resíduo produzido pelo município, no futuro próximo a meta será atingir oitenta por cento. Como as cidades pequenas não possuem recursos para implantação do Plano, o dinheiro deverá ser ofertado pelo Governo Federal.

Após tantas notícias ruins sobre o meio ambiente, essa aparece como uma luz no fim do túnel. Estamos na torcida para que tudo dê certo e que por meio da Educação Ambiental possamos ter uma cidade saudável e bonita.

Aperte aqui para ver o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site