ago
6
2015

Foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Paramirim

Texto e fotos: Fagner Abreu – Agecom Prefeitura de Paramirim

A Prefeitura Municipal de Paramirim, através da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (08), no plenário da Câmara de Vereadores. A mesa de abertura do evento foi composta pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Carlos Alberto Tanajura, o secretario de Assistência Social, Antônio Marques, o presidente da Câmara de Vereadores, João Teixeira Ramos e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Neves Lima. Estiveram presentes ainda a sociedade civil, representantes de entidades sociais, servidores públicos e entidades religiosas. A representante do Conselho Estadual de Saúde e voluntaria da APAE em Salvador, Maria do Carmo Brito de Morais, também marcou presença na conferência, participando da temática envolvida.

A Conferência foi destinada para a avaliação da Política Pública de Assistência Social, propondo diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O tema central foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O lema foi “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Grupos foram formados para debater as propostas sobre os eixos temáticos. O foco principal foi tratar sobre os avanços do SUAS e avaliar as possíveis melhorias até 2026.

“Toda conferência é importante, porque aqui temos voz para mudar o que achamos que deve ser melhorado”, disse o chefe de gabinete Carlos Alberto Tanajura.

Para a presidente Sandra Neves Lima, “a participação popular nas conferências é de extrema importância podendo colaborar para a melhoria de todo o sistema, através de críticas e sugestões”.

Para o secretário Antônio Marques é importante que Paramirim tenha seus conselhos atuantes e engajados no cumprimento de suas funções.

“A população tem que aderir cada vez mais. Este é o local e o momento correto para que a haja participação popular na elaboração de projetos. Opiniões que possam fazer a diferença”

 Ao final do encontro foram escolhidos os delegados que representarão a sociedade civil e o conselho, na Conferência Estadual.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site