abr
9
2014

O Colégio Municipal Clériston Andrade em Érico Cardoso realiza ciclo de palestra sobre a história da cidade

O Colégio Municipal Clériston Andrade realizou nesta quarta-feira, dia 02 de abril de 2014 na própria escola, um ciclo de palestra para relembrar a história da cidade de Érico Cardoso. Os professores convidaram algumas pessoas que com bastante carinho atendeu ao convite para contribuir com a educação na nossa cidade.

O professor Eliandro Queroz dos Santos convidou o Sr. Armando Trindade Cruz, conhecido pelo apelido de Armandão, morador do povoado de Alagoinha, ele apresentou sua história de vida como morador de Érico Cardoso e relatou para a turma do 9º ano matutino sobre como era difícil à vida em tempos atrás, disse ainda que só existia um médico para atender toda região de Érico Cardoso, Caturama, Paramirim e demais localidades circunvizinhas, o médico Dr. Aurélio Justiniano Rocha era o único médico da região.

 Outro convidado foi o Sr. Antônio Alcântara, conhecido por Tõe de Gregório, ele veio a convite do professor Antônio Santos Oliveira. Esse convidado falou como era a cidade nos anos de 1960, 1970, 1980 e apresentou aos alunos do 8º ano matutino como era o acesso a escola durante esses anos, falou da facilidade ao acesso à escola hoje e incentivou aos educandos a valorizar esta oportunidade que estão tendo.

Tivemos ainda o Sr. Nivaldo Oliveira a convite do diretor Valdeci Batista, ele relatou para os alunos do 6º ano matutino acerca de como era o sistema educacional de antes e como está em nossa atualidade, mostrando que agora não tem como nem comparar, hoje só não estuda quem não quer; disse ele.

Para completar o ciclo de palestra matutino, tivemos também o Sr. Euclides José da Silva, conhecido como Crido do Santarém, este abordou assuntos dirigidos ao 7º ano e falou acerca da dificuldade que era montar em uma mula e ir em direção à escola, na verdade nem todos tinham condições de comprar um animal para vir estudar na cidade. Ele lembrou que naquele tempo os meninos vinham estudar e deixavam seus animais amarrados próximos ao rio enquanto ficava a estudar, mas o aluno, moradores da cidade, para fazer maldade com os alunos da roça, soltava seus animais e estes voltavam para seus povoados, assim quando os alunos terminavam as aulas, teria que voltar para suas casas a pé.

No período vespertino a escola recebeu Maria Cândida Oliveira, conhecida como Candinha, ela veio a convite da Professora Cléria Ironia Marques Pereira. Dona Candinha falou para as turmas 8º e 9º anos sobre a relação dos senhores de terra e dos escravos que viviam na cidade de Érico Cardoso, ressaltou que naquele tempo, os escravos eram muito maltratados, trabalhava sem parar, não havia descanso para os negros, muitos deles morriam pelo cansaço.

Tivemos também, para fechar o ciclo de palestra do dia, a convite do Diretor Valdeci Batista Rocha a presença do Sr. José Félix Filho, conhecido como José Cândido, ele relatou sobre a exploração do ouro do morro do fogo pelos portugueses, relatou que os garimpeiros daquele tempo garimpavam o ouro, depois enterrava em um determinado local para depois levar para outros pais.

Aqui fecha o ciclo de palestra realizada no Colégio Municipal Clériston Andrade em 2014 sobre a história de nosso município.

O colégio Municipal Clériston Andrade Agradece as pessoas colaborados que não mediram esforços para deslocar até a escola e contar suas experiências de vida sobre a cidade de Érico Cardoso.

Segue a lista dos palestrantes: Sr. Armando Trindade Cruz; Sr. Antônio Alcântara; Sr. Nivaldo Oliveira; Sr. Euclides José da Silva; Maria Cândida Oliveira; Sr. José Félix Filho.

Fonte do Texto e das Fotos: Valdeci Batista (Diretor escolar do colégio Municipal Clériston Andrade)

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Gostaríamos muito de ter oportunidade de assistir estas histórias com H, da nossa terra natal. Se vocês gravaram favor disponibilizar no facebook ou na página do Focado em Você, para que todos possam ouvir.

    • Desta vez não foi possível realizar a gravação, mas realizaremos outras palestras desta natureza e teremos o cuidado de gravar. Agradecemos pela sugestão pela observação.

      Valdeci Batista Rocha
      Diretor Escolar