set
13
2013

Pica-pau-do-campo (Colaptes Campestris)

Pica-pau-do-campo (Colaptes Campestris), aqui na Caatinga nós o chamamos de pica-pau amarelo por ter o pescoço na cor indicada. Um pássaro bonito e pouco visto nas intermediações das cidades, a destruição da matas é uma das causas da diminuição do número dessa ave.

O texto que segue abaixo foi retirado do link (http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/p_p_camp.html) visto no dia 13-09-2013:

Mede 32 cm, espécie grande, terrícola, inconfundível pelo formato e colorido; lados da cabeça e do pescoço amarelos como o peito anterior. Manto e barriga barrados, baixo dorso branco e bem visível quando voa. Vive em pequenos bandos. Pula através da ramaria horizontalmente como uma gralha. Quando quer fugir procura árvores, estacas ou grandes pedras. Este pica-pau é o que mais se acostumou a vida no chão, gostando até de tomar banho de poeira. Alimentam-se de formigas e cupins. Procuram seu alimento principalmente no solo entre pedras e até sobre o piso de estrada; do alto de montículos, postes, árvores isoladas, cactáceas.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site