ago
27
2014

Por onde anda uma pedra que havia na antiga Praça da Matriz em Érico Cardoso?

Na antiga Praça da Matriz em Érico Cardoso havia uma pedra, essa ficava quase em uma das pontas da Praça. Com a reforma do local a pedra foi retirada e pelo que dizem pelas ruas ninguém sabe ao certo o paradeiro da mesma. Teria destruído a tal pedra? Encostado ela em algum local abandonado? Em conversa com alguns moradores da Sede do município, ficamos sabendo que o desejo deles é de que o poder público colocasse a dita pedra em outro local, talvez na Praça São João.

Qual a sua opinião sobre a Pedra? Ela deve ser posta ou não em outra Praça?

Se algum dos nossos visitantes souber o paradeiro da pedra, por favor, avise-nos.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



3 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Esta pedra faz parte da história de Água-Quente.
    Era ponto de encontro para conversas, namoro.

  • Sim, a Pedra deve voltar para o seu lugar de origem onde foi marco da historia de nossa Agua Quente, quando ainda era comandada por Coronéis e o seu símbolo era escudo para que servia de tocaias de jagunços. quantas pessoas foram atacadas ali inocentemente perderam suas vidas. seria impossível dizer que alguém da nossa Vila de Agua Quente, pertencente a Paramirim, não teriam sentado nessa Pedra, para apreciar o desfile de 7 de setembro para ouvir o soar de nossas vozes cantando o Hino da Bandeira Nacional, Pendão da Esperança e Símbolo Augusto da Paz, hoje não mais cantado; para assistir a nossa Filarmônica tocar; para assistir a Procissão de Senhor Morto na Sexta-feira Santa;para dialogar sobre nossos problemas; namorar; falar de política que sempre foi palco das discussões; Há se essa pedra falasse…tantos segredos foram guardados! Quantos casais se uniram e seus romances formaram famílias; Quantas serenatas foram feitas nas cordas de um violão,ouvindo valsas ao som de uma vitrola em noites enluaradas; Os velhos tempos que nos deixou saudades era olhando nossa podrona. Quanta saudade! que nos enche de recordações Quantas historias essa nossa pedra assistiu, triste, alegre, historia política que marcou o surgimento da nossa Agua Quente. Ouvindo o clamor do povo, pedindo resgate da nossa pedra, e que no dia 20 de agosto de 2012, tomei a iniciativa e encaminhei à Câmara de Vereadores deste município, um oficio de nº 01/2012 solicitando dos dignos pares a nos presta informações sobre o paradeiro da PODRONA, simplesmente o descaso foi tão grande que nem se quer deram importância.

  • Patrimônio Histórico são bens de interesse cultural consequentemente suscetível de proteção e vigilância do poder publico estadual ou municipal todos aqueles que, móveis,
    imóveis, atuais ou futuros existentes por seu valor histórico, artístico, arqueológico, paisagístico, folclórico, mereçam, ser preservados de destruição ou de utilização inadequado. Se confundem com a trajetória da preservação do patrimônio histórico a ponto de simboliza-la ao meio de uma gestão, a nossa pedra reconhecida em Agua Quente, pela sua beleza e memoria voltada de preservação de objetos mesmo não tombada estava sob a guarde dos olhos de nosso povo que cultivava historia da nossa PODRONA, como se fosse nosso monumento . Monumento é” uma obra ou construção que se destina a transmitir à posteridade a memoria, fato ou pessoa notável. Designar uma referencia importante, algo que se destaca ou sintetiza alguma coisa.”instruir”, !iluminar”, “fazer recordar”, significados atribuídos a algo que evoca o passado. Por essa razão, mexam com seus sentimentos e nos devolva a Pedra que marcou a vida e surgimento da nossa querida Agua Quente..