nov
17
2014

Secretaria de Saúde convoca população para vacinação contra Pólio e Sarampo

Texto Fagner Abreu – Agecom Paramirim

Fotos: Geyse Moreno – Secretaria de Saúde

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, promovida pela Prefeitura Municipal de Paramirim, por meio da Secretaria de Saúde e o Programa de Imunização, segue até o próximo dia 28. A ação começou no último sábado, 08, com o dia D de mobilização. Pais e responsáveis estão convocados para levarem suas crianças menores de cinco anos para os postos de saúde do município.

O objetivo é de atingir ou superar as metas da campanha que prevê 95% do público alvo –1161 crianças de seis meses a menos de cinco anos contra a pólio e de 1044 com idade de um a menos de cinco anos contra sarampo. A vacina vem sendo disponibilizada em todas as unidades de saúde.

“É preciso que todos se mobilizem para que consigamos atingir os 95% de cobertura estabelecida pela meta”, lembrou a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Ivone Dias. Ela ainda alerta para a importância de se levar o cartão de vacinação para o registro das doses aplicadas.

A vacina contra a pólio não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à sua administração. Apenas crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e Aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores da vacina.

Neste sábado acontece o segundo Dia D de Imunização em todos os postos de saúde do município.

As doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site