maio
22
2014

Vamos ajudar o nosso querido Velho Chico

A campanha Eu viro carranca pra defender o Velho Chico, que marcará o Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco em 03 de junho, já está nas ruas. Por isso, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF convida todos a todos para embarcarem na luta em prol de melhorias para o nosso querido rio da integração nacional.

Visite o Site: (www.virecarranca.com.br)

Aperte aqui para assinar o abaixo-assinado.

Por que isto é importante

Conheça a causa completa em: virecarranca.com.br

Reivindicamos, com este abaixo-assinado, a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no CONSELHO GESTOR DO PROGRAMA DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, instituído desde 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com isso, queremos que o CBHSF integre as discussões destinadas a reverter o quadro de degradação ambiental na bacia do São Francisco, potencializando os esforços comuns em prol da preservação ambiental e da melhoria de qualidade de vida da população ribeirinha.

O Comitê do São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia.

Neste mês de maio, a entidade lança a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, uma iniciativa que marcará, em 3 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

A ideia é estimular a realização, nesta data, de atividades simultâneas de mobilização e de conscientização sobre a necessidade de revitalização do rio em toda a extensão da bacia, que compreende 504 municípios brasileiros, distribuídos por cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal.

A campanha, que não é contra ninguém mas sim a favor do rio, antes de tudo tem o objetivo de mostrar a preocupação crescente das populações ribeirinhas diante dos problemas atuais da bacia. Ou uma grande perplexidade face ao alto grau de desgaste e sofrimento desse rio tão importante para o povo brasileiro.

São problemas que impedem o Velho Chico de cumprir funções históricas básicas, como abastecimento público de água, pesca e navegação, enfrentando uma degradação ambiental sem precedentes, fruto das mais diversas causas.

Desde a ausência de uma política efetiva voltada para a sua revitalização até a imposição de vazões mínimas reduzidas e continuadas para atendimento unilateral a demandas do setor elétrico, culminando, inclusive por conta disso, na desarmonia entre os chamados usos múltiplos das águas são-franciscanas.

Vamos juntos fortalecer a mobilização em prol do querido rio da integração nacional. Assine agora e compartilhe com todos essa iniciativa!

Levaremos para a presidente da República e para deputados federais e senadores nossa preocupação quanto ao estado de degradação do Velho Chico, compartilhando e ampliando a luta e as ações concretas para sua revitalização.

Acesse nosso site e vire “carranca” você também!

Revitalização Já!

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário