Eram os Deuses Astronautas?


    O livro do qual faço essa resenha já se encontra na quinquagésima sétima edição e tem como editora a Editora Melhoramento. A obra foi escrita por Erich Von Däniken que deu o nome ao livro “Eram os Deuses Astronautas?”. Fez de uma pergunta o título da obra e no decorrer dela tenta pautado, segundo ele, em dados científicos responder a indagação. Um Best-seller mundialmente, hoje se encontra ultrapassado nos seus vários pontos já respondidos pelo avanço da ciência. Ele sita na introdução: “Categoria das obras especulativas ainda não é e nem pretende ser ciência”.
    Lança ao mundo ideias revolucionarias, acredita que em um período passado esteve aqui uma raça superior a existente até então no Planeta Terra. Que esse povo tenha naquele instante inseminado a população local com seu DNA para que a evolução ocorresse com maior rapidez. Fala de gigantes na ilha de Páscoa, onde esses levantaram enormes estruturas de pedras em formato de homem, os chamado Dormen.
    Fomentam indagações sobre as Pirâmides de Gizé. Como poderia seres atrasados em termo tecnológico erguer tamanhos monumentos sem o auxílio de maquinas? Comenta que a população local, tamanho pequeno para a magnitude da obra levaria algumas centenas de anos e que o próprio faraó sequer poderia presenciar tamanho feito. Ele acredita que houve em certo período uma raça superior que esteve aqui e logo se foi. Coloca um calculo onde converge para um único número: 37.960, nessa data os deuses se reuniriam na Grande Praça do Repouso, segundo a mitologia.
    Há outros seres inteligentes no cosmo? Com tamanho espaço e tantos astros seria muita pretensão a nossa achar que somos os únicos seres com vida. Usa um calculo aonde se chega a 18.000 planetas próximos da Terra com potencial para existir vida, indo mais a frente contam como certo que desses 180 de fato contém algum tipo de vida. Quem nos garante que outros tipos de seres não habitem outros tipos de ambiente sem as mesmas características do nosso.
    Quando nossa espaçonave pousou? Júlio Verne pensou e escreveu em uma das suas obras a volta ao mundo em 80 dias, hoje se faz em apenas 86 minutos. O que dizer daqui a alguns anos? Poderiam inteligências mais evoluídas, dotado de tal conhecimento terem nos visitado num passado remoto. Imagine o que os povos daquele tempo pensaram quando esses desciam de suas espaçonaves? Eram deuses que vinham do céu rodeado por muitas luzes.
    O enigma dos atlas de Piri Reis. Dois atlas que reproduziam fielmente a região do Mar Mediterrâneo e a do Mar Morto. Pelo formato dos mapas somente poderia ter sido criados olhando do alto, fato que naquele tempo não poderia ser feito, pois desprovia de qualquer maquina ou instrumento que lá fosse. Ele indaga se não fora os visitantes de outros planetas em suas naves que tivera feito aquilo.
    Menciona as estranhas imagens de Nazca. Sinais com 250 metros em altos empinados. Como poderiam os humanos desprovidos de equipamentos adequados terem criado tais obras? A cidade de Tiahuanco está cheia de segredos. Situa-se a mais de 4.000 metros acima do nível do mar, a pressão atmosférica é a metade da verificada ao nível do mar, e mesmo assim floresceu uma gigantesca população.
    Seriam astronautas os deuses? Nessa parte do livro aborda pontos dos livros bíblicos, principalmente da Gênese. Entra de vez nos mistérios do sobrenatural. Comenta das possíveis visitas de objetos não identificados e cita vários casos que poderia comprovar.
    “O livro em si é muito enfadonho, não explica nada, apenas sugere. Leitura simples, porém há trechos que a vontade é de saltá-los. Nas imaginações ou delírios do autor as propostas não se ligam a nada, ou flutuam. Ele diz que o livro não pretende ser ciência, eu afirmo ser ele da categoria de ficção. Existem pontos interessantes onde parece haver sentido, todavia não podemos provar nem refutar, apenas especular”.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso.

Warning: include(../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/resenhas/eramosdeuseastronautas.php on line 95

Warning: include(../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/resenhas/eramosdeuseastronautas.php on line 95

Warning: include(): Failed opening '../ano.txt' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.3/share/pear') in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/resenhas/eramosdeuseastronautas.php on line 95